Fertilizantes  ›   Serviço de aconselhamento  ›   Culturas  ›  

Manga

Manga – uma fruta saborosa e nutritiva

Potássio – para uma produção e qualidade elevadas

Magnésio – para frutas doces e saborosas

Recomendações de fertilização

 

Manga – uma fruta saborosa e nutritiva

Das frutas tropicais, a manga está em segundo lugar (depois da banana) em termos de produção global, embora seja geralmente considerada inferior em termos de comércio mundial devido à sua sensibilidade à pressão. Atualmente, a Índia é o maior produtor mundial de mangas, seguido pela China e Tailândia.


A manga é uma fruta muito saborosa e nutritiva, com grandes quantidades de vitamina C. A manga é uma cultura muito versátil, que se pode processar em todas as fases de maturação. As frutas não maduras podem ser processadas em conservas, picles e condimentos, enquanto que as frutas maduras podem ser preparadas, p. ex., fatiadas como conserva em xarope ou em conserva para sumo, puré, doce, geleia e gelado. As sementes de manga são moídas em farinha e a madeira da árvore da manga é utilizada, p. ex., para barcos, pisos e mobiliário.

Voltar ao início da página

 

Potássio – para uma produção e qualidade elevadas

  • A influência de K na qualidade da fruta é superior à de qualquer outro nutriente vegetal.
  • O potássio é necessário para muitos processos fisiológicos na planta, p. ex., fotossíntese, respiração, transpiração, síntese proteica e de hidratos de carbono, transporte de assimilados e ativação enzimática.
  • O K influencia significativamente o crescimento e o desenvolvimento das árvores de manga, sobretudo quanto à fase vegetativa inicial, quando as jovens árvores requerem potássio para um rápido desenvolvimento do tronco e dos ramos.
  • Durante a fase de maturação, o potássio é um nutriente essencial para o enchimento (tamanho e peso) e qualidade da fruta.
  • O potássio garante um amadurecimento ainda mais uniforme e ajuda a obter uma cor agradável da casca.
  • A excelente concentração foliar de K varia entre 0,3 a 0,8 % de matéria seca.
  • A relação K:Ca não deve ser < 0,2 para produzir frutos de boa qualidade e livres de ruturas internas de tecido (doença “soft nose”).

Voltar ao início da página

 

Magnésio – para frutas doces e saborosas

  • Comparativamente a outras culturas importantes de fruta, a manga é uma cultura que necessita de muito magnésio.
  • O magnésio é um componente da clorofila e tem um papel vital na fotossíntese.
  • O magnésio é muito importante para a qualidade da manga, já que a parte comestível da fruta tem aproximadamente 15% de açúcar. Um fornecimento adequado de magnésio assegura uma produção de açúcar suficiente e o seu transporte para a fruta em desenvolvimento.
  • O magnésio influencia o potencial de rendimento já que a árvore requer magnésio para um ótimo crescimento da raiz, especialmente durante a fase em que a árvore não dá frutos. Os sistemas de raízes subdesenvolvidas são mais propensas a deficiência de nutrientes e a stress hídrico.
  • A concentração adequada de Mg na folha deve situar-se entre 0,15 a 0,4 % de matéria seca.

Voltar ao início da página

 

Recomendações de fertilização

Para fornecer nutrientes suficientes a fim de obter a biomassa requerida, especialmente na fase jovem, e para substituir os nutrientes removidos pela cultura e os que se perderam devido à colheita, recomenda-se uma aplicação de fertilizante adequado. Recomenda-se uma análise ao solo no início da plantação e também em cada 3 a 5 anos para efeitos de controlo, bem como uma análise foliar anual para verificar o estado nutricional da árvore. As doses de potássio e magnésio apresentadas na tabela abaixo podem ser utilizadas como orientação. Recomenda-se a aplicação de meia dose após a colheita (se a pluviometria e a humidade do solo forem suficientes) e a restante dose no início do período principal de crescimento. Geralmente, a produção e qualidade da manga, tal como em muitas outras árvores de frutos, são afetadas negativamente pelo cloreto. Por este motivo, recomendam-se fertilizantes baseados em SOP com pouco cloro.

 

Recomendação de fertilizantes à base de potássio e magnésio para a manga (g árvore-1)

 

Idade (anos)
K
(g árvore-1)
Sop
(g árvore-1)
Mg
(g árvore-1)
ESTA Kieserite
(g árvore-1)
Patentkali
(g árvore-1) *
1
200
400
20
130
650
2 - 3
200
400
30
180
650
4 - 6
250
500
35
220
830
7 - 8
375
750
55
340
1250
9 - 10
500
1000
75
460
1700
> 10
650
1300
100
580
2200

 

* Recomenda-se o Patentkali sempre que estiver disponível

Selecione um site