Divulgar a investigação e o conhecimento: O IAPN

O crescimento da população mundial, a modificação constante dos hábitos de alimentação e a alteração climática constituem grandes desafios para a investigação agrícola. As questões sobre utilização eficiente de terras aráveis e pastos, água e nutrientes para plantas têm um papel cada vez mais importante a nível mundial na agricultura. Uma das questões centrais é como será possível aproveitar de melhor maneira os recursos limitados tais como a água e o solo, através de uma gestão inteligente de nutrientes. Neste contexto, encontra-se também o aumento e a garantia dos rendimentos e da qualidade dos produtos da colheita. É a estas e outras questões que se dedica o Institute of Applied Plant Nutrition – IAPN, apoiado conjuntamente pela K+S KALI GmbH e a Universidade Georg-August de Göttingen (Instituto para nutrição vegetal aplicada).

Professor Dr. Andreas Gransee, director da investigação aplicada e aconselhamento Agro da K+S KALI GmbH e gerente do IAPN.

Importante contribuição para a alimentação mundial

"Com o IAPN, reforçamos a investigação voltada para a aplicação na área da nutrição vegetal e fertilização“, explica o professor Dr. Andreas Gransee, director da investigação aplicada e aconselhamento Agro da K+S KALI GmbH e gerente do IAPN, o empenhamento da sua empresa. Desta maneira, o fabricante de fertilizantes à base de potássio e magnésio dá um importante contributo aos desafios perante os quais a investigação agrícola se encontra. A agricultura tem de conseguir, também no futuro, garantir a alimentação da população mundial e, eficientemente, tirar proveito dos recursos disponíveis.

Prof. Dr. Klaus Dittert, director científico do IAPN.

Actual ponto de incidência da investigação do IAPN

"Factores limitadores, tais como a escassez de água ou o stress provocado pelo calor, futuramente, têm de ser tidos ainda mais em consideração na nutrição das plantas. Actualmente, isto é um dos grandes desafios que se põem à nossa disciplina", descreve o professor Dr. Klaus Dittert as mais importantes exigências actuais relacionadas com a investigação. Este assumiu em maio de 2011 a direcção científica do IAPN. "Um ponto de incidência importante da investigação do instituto reside na questão de como, mediante fornecimento optimizado de nutrientes, pode ser aumentada a eficácia no que respeita ao aproveitamento da água das culturas, para que se consigam obter bons rendimentos, mesmo quando a disponibilidade de água é escassa." Entretanto, trabalham no IAPN para encontrar respostas para esta questão, além do professor Dittert o professor júnior Dr. Mehmet Senbayram e outros doutorandos.

Projeto de Doutorado na Área de Eficiência do Uso da Água

No final de 2016, três alunos de doutorado do IAPN concluíram com sucesso seus projetos. Os trabalhos concentraram-se no aspecto da eficiência da utilização da água para culturas vegetais. Mais sobre os projetos de pesquisa do IAPN

 

Prof. Dr. Merle Tränkner, professor júnior no IAPN.

Professor júnior no IAPN

O Dr. Merle Tränkner assumiu a vaga de professor júnior no IAPN em 2017. O foco principal da sua atividade de pesquisa são temas relacionados com nutrição de plantas e o uso eficiente de recursos, como por exemplo, a água. Estes temas se baseiam nos resultados de pesquisas obtidos até o memento pelo IAPN. “O contínuo crescimento da população mundial e dos problemas sobre a escassez de recursos naturais, requerem o uso eficiente e racional de tais recursos para a produção de alimentos de forma sustentável”, afirma Merle Tränkner. “O uso eficiente de água e dos nutrientes é de extrema importância para a otimização do crescimento das plantas, o que representa um desafio importante para as pesquisas de atuação nessa área.”

Visão geral sobre o trabalho do IAPN

Parceria para um diálogo construtivo entre investigação e prática

A K+S KALI GmbH já possui um amplo conhecimento sobre nutrição de plantas e, no âmbito das cooperações para investigação, já está interligada com uma série de parceiros internacionais. Com a criação do IAPN em novembro de 2010 juntamente com a Universidade de Göttingen ficam agora integrados os recursos disponíveis e os projectos individuais. O IAPN assume aqui a função de interface entre a economia e a investigação universitária. No diálogo entre a investigação e a prática são identificadas novas questões importantes na prática e temas voltados para o futuro. Que, seguidamente, são realizadas em projectos concretos de investigação.

O IAPN forma uma interface entre a investigação e a prática (à esquerda).
Trata-se de uma parceria público-privada da K+S KALI GmbH e da Universidade Georg-August de Göttingen (à direita).

O IAPN é assim denominado parceria público-privada entre a Universidade Georg-August de Göttingen e a K+S KALI GmbH. No que respeita à organização e aos espaços, o instituto está ligado ao departamento de ciências ligadas a culturas agrícolas, e actua a nível internacional de acordo com os padrões científicos alemães.

O desafio da transferência de conhecimento

O principal objetivo do IAPN é divulgar a pesquisa e os novos conhecimentos, bem como os conhecimentos já existentes. Os estudantes da Universidade de Göttingen e os cientistas convidados, os quais podem disseminar o conhecimento, são considerados os grupos-alvo para o instituto. O intenso intercâmbio entre o IAPN e a K+S KALI GmbH fortalece a competência dos agrônomos da empresa, os quais através de suas atividades de consultoria dão suporte para a prática agrícola no mundo todo. Através dos simpósios internacionais sobre o Magnésio no ano de 2012 e 2014, o IAPN  impulsionou importantes trocas interdisciplinares entre os pesquisadores líderes na área de Magnésio.

Na série de eventos “IAPN em Diálogo”, pesquisadores e profissionais informam sobre seus projetos na área de produção agrícola e nutrição de plantas. Os eventos internacionais destinam-se à estudantes, cientistas e outros profissionais do setor.

Mais informações sobre o trabalho do IAPN podem ser obtidas em:

Instituto de Nutrição Vegetal Aplicada (IAPN): Universidade de Göttingen e K+S dão continuidade à sua cooperação

O cultivo da palma de óleo pode ser sustentável?

Aumento da Produção Sustentável em Um Futuro para a Valorização da Vida

Investigação e aconselhamento agrícola

Selecione um site