O mineral potássio

Vital para o nosso corpo

O corpo de um adulto contém aproximadamente 130 gramas de potássio (K), em que cerca de 98% se situa no interior das células do corpo. O potássio é um dos electrólitos mais importantes nos nossos líquidos corporais. É responsável por manter a pressão osmótica nas células e por transmitir estímulos às células musculares e nervosas. É indispensável para a formação de proteína, para o transporte de glucose e também influencia o metabolismo de insulina. O potássio tem um papel muito importante na regulação da pressão arterial, no equilíbrio da água e no equilíbrio ácido-base.

 

Está presente em todas as células do corpo e garante que o seu equilíbrio de líquidos seja adequado.
 

Contudo, o potássio também é necessário para a formação de proteínas no próprio corpo, para a utilização de hidratos de carbono e para as funções musculares.


A falta de potássio pode gerar os seguintes sintomas: fadiga, cansaço, amiostenia e obstipação. Em casos mais graves pode inclusive ocorrer perda de consciência e arritmia cardíaca.


As carências de potássio podem ser causadas pelos seguintes factores:

  • Má alimentação
  • Uso frequente de laxantes ou diuréticos
  • Insuficiência renal ou doenças intestinais crónicas
  • Perda excessiva de fluidos corporais ou medicação excessiva
  • Falta de magnésio
  • Acidose
  • Acidose diabética

Pelo menos 2 gramas por dia

O potássio é um dos elementos essenciais do corpo. É absolutamente vital mas não pode ser produzido pelo próprio organismo. Por isso, é necessário incluir o potássio como parte da alimentação diária. A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE – Deutsche Gesellschaft für Ernährung) recomenda um mínimo de 2 gramas por dia, nos adultos. A OMS até sugere uma ingestão mínima diária de 3,5 gramas. Nos EUA, a Agência americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) do Ministério da Saúde, bem como o Instituto de Medicina (IOM) recomendam 4,7 gramas por dia.


As carências de potássio podem ser causadas pela ingestão insuficiente de potássio, pela perda excessiva de líquidos corporais ou devido a medicação. Outras causas podem ser carência de magnésio, doenças renais ou gastroinstestinais persistentes, acidez e diabetes.

Produtos de elevada pureza como fontes de potássio

A K+S KALI GmbH oferece cloretos de potássio de alta pureza e sulfatos de potássio para uma grande variedade de aplicações na indústria farmacêutica e alimentar. Estes produtos são de origem natural, cumprem todos os requisitos legais e são certificados por agências independentes, de acordo com as normas internacionais reconhecidas. Claro que fornecemos em todo o mundo de forma fiável, segura e contínua.

 

Para obter mais informações, contacte-nos.

Selecione um site