Health Care & Nutrition  ›   Forragens  ›  

O magnésio na alimentação animal

O mineral que proporciona rendimento e nervos fortes

50 por cento do magnésio no corpo do animal está armazenado no esqueleto. Aqui, em conjunto com o cálcio e o fósforo, participa no desenvolvimento e na estabilidade dos ossos. 45 por cento encontra-se nas células do corpo: aqui o magnésio actua como um importante activador de muitas enzimas e desempenha um papel significativo para o metabolismo e para o rendimento muscular. Apenas cerca de cinco por cento do magnésio encontra-se no espaço extracelular, onde é muito importante na estimulação dos músculos e nervos.

Importante para o relaxamento

Uma função muscular regulada do corpo exige uma interação harmoniosa entre o cálcio e o magnésio. Enquanto o cálcio activa a contracção do músculo, o magnésio tem o efeito oposto ao do cálcio, permitindo que os músculos relaxem novamente. Em caso de carência de magnésio, esta interacção já não funciona adequadamente. Os músculos tensos já não podem distender-se, podendo dar lugar a fraqueza, tensão, tremores e cãibras. Em caso de carência grave de magnésio, pode ocorrer tétano, perda de consciência, arritmias e até paragem cardíaca. Uma carência também pode afectar os nervos. Visto que o magnésio atenua o estímulo nervoso, uma carência geralmente resulta em nervosismo, intranquilidade, ingestão inadequada de alimentos e tensão, até mesmo reacções de pânico.

 

Folhetos

KaSa Mag98® – High-purity Magnesium Sulphate for Outstanding Animal Nutrition (English)

Descarregar

Encomendar

 

KaSa® – Natural Mineral Salts for Animal Health (English)

Descarregar

Encomendar

 

O teor dos alimentos nem sempre têm magnésio suficiente

O magnésio é um dos minerais essenciais: são vitais e como o próprio corpo não os pode produzir, têm de ser absorvidos em quantidades suficientes todos os dias. No caso dos animais de estimação, porcos e aves de capoeira, a ingestão necessária de magnésio é geralmente garantida através da alimentação no mercado. No caso dos equídeos, bovinos, ovinos e caprinos, pelo contrário, as carências podem ser frequentes. O teor de magnésio na forragem verde pode não cobrir sempre as necessidades e, sobretudo, nos bovinos, podem estar sujeitos a tetanias de pastagens quando consomem erva jovem. Mesmo quando a quantidade de magnésio com base nas necessidades é calculada na alimentação, podem aparecer sintomas de carência, por exemplo, quando existe um excesso de cálcio e a reabsorção de magnésio no intestino é limitada.

Maior necessidade em caso de stress e tensão

A situação torna-se especialmente crítica quando uma ingestão reduzida se junta a um aumento da excreção, quer seja por transpiração, diarreia ou vómitos.

 

Além disso, as situações em que as necessidades aumentam requerem especial atenção. Este é o caso específico dos animais em crescimento, gestação, lactação ou velhice, mas também no caso de animais que estejam expostos a elevadas exigências de rendimento e a tensões nervosas. Em todos estes casos, o aumento da ingestão de magnésio pode ajudar. As investigações demonstraram que um fornecimento de magnésio adequado pode melhorar a tolerância ao stress nos porcos e nos perus. Um bom equilíbrio de magnésio, em conjunto com uma criação sustentável das espécies, pode aumentar consideravelmente o bem-estar dos animais, reduzindo a agressão entre eles e contribuindo para uma melhor qualidade da carne.

KaSa Mag98® – Suplemento de magnésio de alta qualidade

Para fornecer magnésio aos animais, oferecemos-lhe os nosso produto KaSa Mag98®, sulfatos de magnésio de alta pureza de origem natural. KaSa Mag98® é produzido na Alemanha em conformidade com os regulamentos da norma DIN EN ISO 9001. Os produtos são reconhecidos pela garantia da qualidade GQ e estão certificados de acordo com as normas das boas práticas de fabrico BPF+, correspondem às leis europeias relativas a alimentos para seres humanos para animais e são também adequados para alimentar animais criados com agricultura biológica. Se tiver questões, contacte-nos.

Selecione um site