Fertilizantes  ›   Notícias  ›  

05-jun-2014

Aconselhamento intensificado sobre a utilização de sulfato de potássio na Índia

A K+S KALI GmbH mantém uma ampla rede internacional de aconselhamento e de vendas. Na Ásia Meridional, são levadas a efeito atividades de aconselhamento sobre agronomia mantidas pela K+S Fertilizers (India) Pvt. Ltd. em Gurgaon, perto de Delhi, na Índia. Fazem também parte das funções principais da sociedade as atividades de marketing para a gama de produtos fertilizantes K+S na Índia, vendidos aqui pela Indian Potash Limited (IPL). Neste aspeto reside uma forte concentração na utilização de sulfato de potássio (SOP) em culturas de alta qualidade sensíveis ao cloreto (fruta e legumes). As atividades abrangem o desenvolvimento de folhetos sobre os produtos, folhas volantes, faixas e cartazes nos idiomas locais assim como o apoio ao parceiro de vendas, a IPL, na realização de sessões de informação para produtores. A K+S-Fertilizers (India) Pvt. Ltd. criou, além disso, contactos intensivos com universidades e outros organismos de investigação que se ocupam cientificamente com a utilização de nutrientes e fertilizantes. Além disso, a sociedade está envolvida na iniciação e implementação de projetos agronómicos e sociais da K+S KALI GmbH, como, por exemplo, no projeto "Unnat Krishi".

 

Em outubro de 2013, a K+S Fertilizers (India) Pvt. Ltd. e a sua parceira Indian Potash Limited (IPL) deram início a novas atividades relacionadas com a comercialização de SOP. Organizaram vários encontros de agricultores em diversas regiões da Índia, para informar os utilizadores sobre gestão sustentável de nutrientes e fertilização equilibrada. Em primeiro plano estava a apresentação da importância do nutriente potássio, assim como a utilização de SOP especialmente na fertigação e na aplicação através da folha.

 

Dependendo da região, a focalização incidiu em sessões de informação sobre as mais diversificadas culturas: Manga, uvas de mesa, bananas, romãs e também legumes.

À esquerda: A unidade de embalagem preferida para o SOP é o saco de 50 kg. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

 

À direita: Cartaz do SOP, aqui do seminário para produtores de fruta e legumes em Periyapatana, distrito de Mysore, Karnataka. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

Manga na Índia

A manga é a fruta mais importante da Índia, sendo também conhecida como a "Rainha das frutas". Em agosto de 2013, foi publicado uma brochura sobre a "Manga na Índia" em colaboração com o SOPIB. Esta brochura baseia-se num projeto de investigação de vários anos, financiado pela K+S que teve como ponto fulcral a utilização de sulfato de potássio (SOP) e que foi levado a efeito pelo cientista de renome Dr. N. Kumar na Tamil Nadu Agricultural University (Universidade de Agronomia), Coimbatore.

 

Na brochura, o Prof. Dr. N. Kumar entra em pormenor sobre diversos aspetos da cultura da manga na Índia. A manga é cultivada quase em todos os estados da União Indiana. Em todo o mundo, a Índia é líder de mercado no que respeita à superfície cultivada e à produção. A manga é cultivada em cerca de 2,3 milhões de ha, sendo a sua produção anual de aproximadamente 15,2 milhões de toneladas, o que corresponde a cerca de 40 % da produção mundial. Contudo, a produtividade por área (6,6 t / ha) na Índia, em comparação com outros países como o Brasil (16,4 t / ha), a Indonésia (10,2 t / ha), o Paquistão (11,0 t / ha), ou a China (9,6 t / ha) é porém, mais baixa.

 

A utilização de SOP na manga demonstrou enormes melhorias na produção e na qualidade em comparação com o cloreto de potássio (MOP) e em comparação com a prática habitual de fertilização. Notou-se, especialmente, com a aplicação de SOP uma melhoria significativa dos parâmetros de qualidade, tais como cor da polpa do fruto, sabor e conservação. A brochura e utilizada para informar consultores, colaboradores de marketing das empresas de fertilizantes assim como importantes comerciantes e agricultores.

 

Aqui encontrará a brochura "Manga na Índia" (English)

Organizadores e especialistas da sessão de informação para produtores de manga em Maharashtra (da esquerda): S. K. Garg, Chief Manager, IPL; Prof. Dr. Jóska Gerendás, diretor da K+S Fertilizers (Índia); Dr. P.S. Gahlaut, Managing Director IPL; Dr. S. G. Bhave, Director Extension Education, Dr. B.S. KKV, Dapoli, Dr. Surender Roperia, Business Development Manager K+S Fertilizers (Índia); Dr. Bhisham Pal, agrónomo, IPL, Mr. Basvraj Mistoli, coordenador regional, Projeto ATMA, Kolhpur. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

Outubro de 2013, Seminário para produtores de manga em Maharashtra

Com base nas diretivas detalhadas da brochura supramencionada, a K+S Fertilizers (Índia) participa ativamente no aconselhamento de agricultores relativamente à otimização da produção e da qualidade mediante uma gestão adequada de cultivo e de nutrientes.

 

Em outubro de 2013, foi levada a cabo a realização de uma grande sessão de informação para produtores de manga pela Indian Potash Limited (IPL), o maior importador de potássio da Índia e um dos líderes de importação de potássio em todo o mundo. Vieram a este encontro mais de 400 produtores da proximidade de Vengurla, região Konkan. A sessão foi aberta pelo Dr. P.S. Gahlaut, gerente da IPL. Cientistas locais deram informações aos agricultores com incidência sobre o SOP como fonte de potássio, assim como sobre a aplicação equilibrada de fertilizantes na cultura da manga. Maharashtra, na região ocidental, é famosa pela cultura da manga "Afonso". Esta espécie é vendida tanto a nível local como para exportação. Os produtores não só fecharam contratos com exportadores como também estabeleceram cooperativas próprias para venderem os seus produtos.

 

Os produtores de manga conhecem bem a importância da utilização de SOP para a manga. "A contínua disponibilidade do produto é nesta região, no entanto, um desafio. Tendo em conta o grande potencial para o SOP na manga, a IPL prepara uma nova estratégia para garantir que o produto fique disponível durante toda a estação e que os produtores o recebem sempre a tempo e horas", diz o Prof. Dr. Jóska Gerendás, diretor da K+S Fertilizers (Índia).

Outubro de 2013, Seminário para produtores de uvas de mesa em Pimpalgaon Baswant

O objetivo principal da gestão especial dos nutrientes nas videiras é, simultaneamente, a otimização da fertilidade dos solos, da produção e da qualidade. As videiras exigem um fornecimento de nutrientes bem assegurado durante o tempo de vegetação – sobretudo nos tempos de maior procura e em situações de stress.

 

Para constatar isso, a IPL organizou um encontro com mais de 700 produtores de uvas de mesa em Pimpalgaon, Baswant, província de Nashik, Pandherpur e Nashik. A maior parte dos produtores de uvas de mesa tem muita experiência e está muito bem informada sobre a importância da aplicação do SOP (formas padrão e solúvel em água) juntamente com diversos outros fertilizantes. Estes produtores procuram também a ajuda de especialistas relativamente aos diversos aspetos da cultura no local (universidades, assim como agricultores progressistas). A cooperativa de produtores de uvas de mesa tem também a função de transmitir informações aos seus membros. Prof. Dr. Jóska Gerendás: "Nestes encontros, produtores respeitados de uvas de mesa, que são conhecidos na região como 'Gurus das uvas', falam das suas experiências no que respeita a fertilização. Estes agricultores utilizam o SOP padrão assim como o SOP solúvel em água e estão muito satisfeitos de terem como apoiantes na região estes agricultores tão experientes e progressistas".

Dezembro de 2013, Seminário para produtores de fruta e de legumes em Tamil-Nadu – Trichy e Theni

Em Tamil Nadu, o estado mais a sul da União Indiana, domina a cultura das bananas, uvas de mesa e legumes. Nas sessões nas localidades de Trichy e Theni, participaram respetivamente mais de 900 agricultores nos seminários para produtores. As sessões foram organizadas pela equipa local de vendas da IPL. Foram convidados cientistas da universidade local TNAU, para transmitirem aos produtores métodos melhorados de cultivo com incidência especial na aplicação do SOP assim como uma utilização equilibrada de fertilizantes.

Seminário para produtores de fruta e de legumes em Trichy, Tamilnadu – Prof. Dr. Jóska Gerendás (à esquerda) agradece a um cientista da TNAU, Coimbatore, pela sua participação. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

Fevereiro de 2014, visita de campo em Karnataka

Juntamente com o senhor Ramakrishna, diretor de vendas da IPL, o Dr. Surender Roperia, K+S Fertilizers (India) Pvt. Ltd, visitou áreas de cultivo de fruta em Karnataka, sul da Índia. "Os produtores de uvas de mesa e os produtores de romãs estão muito interessados em produzir frutos de qualidade melhor e querem ampliar os seus conhecimentos sobre a nutrição das plantas e fertilização. Estes agricultores já utilizam o SOP padrão e solúvel em água nos seus pomares", disse o Dr. Surender Roperia.

À esquerda: Dr. Surender Roperia, K+S Fertilizers India Pvt. Ltd., (no extremo à esquerda) e o diretor de vendas da IPL, Sr. Ramakrishna (3.º da direita) conversando com produtores de uvas de mesa em Bidiganahallee, distrito rural de Bangalore, Karnataka. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

 

À direita: Senhor Ramakrishna, diretor local de vendas da IPL, (2.º da esquerda) e Dr. Surender Roperia (4.º da esquerda) no distrito rural de Bangalore, Karnataka. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

A maior parte das uvas são é cultivada como uva de mesa e para a produção de sumos. Para as uvas de mesa existem dois períodos de colheita de modo que os agricultores podem plantar duas culturas por ano. Devido a uma melhor rentabilidade de romã, em comparação com outras culturas, a área de cultivo nesta região aumentou fortemente. Está instalada em todos os pomares da região visitada o sistema de irrigação de gota a gota. Há também alguns produtores de batata que usam o SOP em vez de MOP com fonte de potássio, para melhorar a qualidade da sua produção de batata.

À esquerda: Sr. Ramakrishna, IPL diretor de vendas, (2.º da esquerda), em conversa com produtores de batata no distrito rural de Bangalore, Karnataka, sobre a fertilização com SOP. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

 

À direita: Treino de produtores com mais de 250 participantes sobre a importância do SOP relativamente ao cultivo comercial de curcuma e banana, organizado pela equipa de vendas da IPL em Periyapatana, distrito de Mysore, Karnataka. (Fotografia: K+S Fertilizers (Índia))

Saber mais sobre o projeto "Unnat Krishi" na Índia

Cooperação para o desenvolvimento: A K+S KALI GmbH participa num projeto de desenvolvimento de aldeias na Índia rural

Vista geral das noticias

Selecione um site