Fertilizantes  ›   Notícias  ›  

21-mar-2014

Nutrientes para a qualidade da batata

A qualidade da batata é determinada por uma diversidade de parâmetros. Alguns deles são considerados independentes da utilização que se pretende dar aos tubérculos. Sendo assim, há que avaliar positivamente um alto teor de ácido ascórbico e ácido cítrico e ainda proteína nos tubérculos, enquanto que todas as formas de açúcar e nitrato, pelo contrário, têm um efeito adverso tanto para o consumo como para o processamento a jusante.

 

Há diferentes exigências relativamente a algumas das outras características de qualidade, dependendo da utilização que se pretende dar aos tubérculos. O melhor exemplo disso é o teor de amido no tubérculo: para a utilização no fabrico do amido este valor deveria ser o mais alto possível. No cultivo das batatas de consumo, pelo contrário, um teor de amido demasiado alto pode provocar uma perda das propriedades de resistência à cozedura. Sobretudo em solos bons a muito bons (solos descalcificados), é frequentemente ultrapassado o teor de amido típico da qualidade da batata de consumo.

 

Mas também nas batatas de consumo, o teor de amido não deve ser demasiado baixo, dado que o amido é um importante intensificador de sabor. O teor ideal de amido pode ser controlado por meio de uma fertilização com potássio. Uma fertilização com sulfato de potássio aumenta a matéria seca no tubérculo e contribui, ao mesmo tempo, para uma relação favorável entre amido e proteína (12:1 até 16:1), que se reflete num sabor intenso e agradável. Especialmente as empresas de venda direta não deveriam desprezar o sabor como característica de qualidade.

A qualidade da batata exige uma fertilização equilibrada

Para uma boa qualidade do tubérculo é imprescindível uma disponibilidade equilibrada de nutrientes. Deveria ser especialmente evitada uma fertilização unilateral com nitrogénio. Importantes características de qualidade, tais como o teor de amido e outros ingredientes valiosos sofrem uma influência relativamente baixa ou mesmo nula provocada pela disponibilização de nitrogénio, uma vez que são específicas da espécie. Pelo contrário, uma adição demasiado alta ou tardia de N pode atrasar o aparecimento dos tubérculos. Desta maneira, os excedentes desenvolvem-se demasiado abundantemente, o que favorece o ataque da podridão da rama. Isso, por sua vez, provoca frequentemente um atraso da maturação natural e uma maturação desigual do tubérculo, ficando os tubérculos mais sensíveis a danificações durante o arranque.

 

Magnésio, fósforo, cálcio, enxofre assim como os micronutrientes boro e manganês têm influência sobre muitas características de qualidade do tubérculo da batata, como mostra a tabela que se segue. O enxofre em forma de sulfato pode, por exemplo, ter um efeito inibidor sobre a escarificação. A fertilização com potássio tem uma importância particularmente grande para a qualidade da batata.

Influência do fornecimento de nutrientes nas características importantes para a qualidade da batata

Características da qualidade

N )1

P

K

Mg

Ca )5

S

Boro

Mn

Características essenciais

Rendimento do tubérculo
Teor de amido (Teor de TS)
Teor de proteína

+++

 

++

++
+
 

++

++
+/−)2

 

0/+

++
+
 

0

+
+
 

0

+
+
 

+

+
0
 

+

+
0
 

+

Teores de ...

Ácido ascórbico (vitamina C)
Ácido cítrico
Açúcares redutores
Sacarose
Nitrato

0
 

0
+
−−

+
 

0
0
++
+

+++
 

++)4
++

−/+)3

0
 

0
 

 

 +

0
 

0

 

 

 

 

 

+

0

0

Capacidade de resistência
a ...

Danos no tubérculo
Manchas azuladas e pinta negra
Coloração da matéria crua/ coloração castanha
Escurecimento quando cozinhada
Centro oco ou negro
Aspeto vítreo
Pinta férrea / Mancha amarga

+/−)3

 

−−
 

 

−−
 

−−
−−
0

+
0
 


 

 

0

+
+++
 

+++
 

 

++)4

 

+

++

0
+
 

0
 

 

0
 

+
+
+

0
0
 

0
 

 

0

 

+
0
 

0
 

 

0

0
0
 

0
 

 

0

Outros parâmetros

Resistência da pele e maturação
Seleção
Deformação dos tubérculos
Potencial de armazenamento
Sabor

−−−
 


−−
 


 

++
 

+++
0
 

++
 

0

0
 

0
0
 

+
 

++)4

0
 

0
0
 

+
 

0/+

0
 

0
++
 

++
 

0/+

 

 

 

 

 

 

 

+++

+
 

 

 

 

 +
 

0

0
 

 

 

 

 +
 

0

)1 os efeitos negativos do nitrogénio quase unicamente em caso de disponibilização exagerada e unilateral de N ou disponibilização tardia de N (por ex., também mediante fornecimento posterior de N em fertilizante de chorume, fertilização foliar com N)

)2 tanto na falta de K como no excesso de K é reduzida a deposição de amido, efeito positivo, sobretudo, com potássio sulfático

)3 efeito fortemente dependente do estádio de maturação dos tubérculos da batata

)4 o efeito positivo é provocado, sobretudo, pela forma de potássio sulfático

)5 influência existente pode ser provocada por Ca ou pelo efeito de pH

 

Fornecimento crescente de nutrientes significa:

+ na tendência de efeito positivo na tendência de efeito negativo
++ efeito positivo −− efeito negativo
+++ claro efeito positivo −−− claro efeito negativo
0 sem influência    

 

Espaços livres significam que não dispomos atualmente de depoimentos ou conhecimentos

 

Fontes: Kolbe, H. (1995 e 1997); van Loon (1991); Neubauer e outros (1984), completado por Kudelja e Wirsing (1976), publicado segundo G. Pienz (1998); Birkmann (1990); agridea Datenblätter Ackerbau (2010); Orlovius (1996, 2006 e 2007)

O excelente papel do potássio

De todos os nutrientes, o potássio é aquele que tem maior influência na qualidade interior e exterior do tubérculo da batata. Aqui, no que respeita à maior parte das características de qualidade que podem ser influenciadas pelo potássio, tem um papel mais importante a quantidade absoluta de potássio ou a disponibilização de potássio do que a forma da administração de potássio, assim como, por exemplo, na contenção das manchas azuladas ou pinta negra. No entanto, existem alguns parâmetros de qualidade (teor de amido, teor de ácido cítrico, escurecimento durante a cozedura, sabor), nos quais o potássio provoca preferentemente um efeito positivo, quando a fertilização é feita de forma sulfática, como é o caso do Patentkali®.

 

O potássio também reduz o teor dos açúcares redutores indesejados e a tendência para coloração da polpa do tubérculo. Para isso, contribuem essencialmente, as mais elevadas concentrações de ácido cítrico e vitamina C no tubérculo da batata se houver um crescente fornecimento de potássio.

 

As batatas descascadas ficam por vezes cinzentas depois da cozedura (o chamado escurecimento da cozedura). Isto também pode acontecer em produtos de valor acrescentado (batatas fritas e Chips) depois de pré-cozinhadas e é consequência de uma ração química entre um ácido orgânico (ácido clorogénico) e ferro. Neste caso uma boa disponibilização de potássio ajuda: por um lado, baixa os teores de ácido clorogénico indesejado, aumentando, simultaneamente a percentagem de ácido cítrico, que forma complexos estáveis com o ferro.

Influência indireta nas outras características de qualidade

Alguns nutrientes, tais como nitrogénio, potássio, magnésio, enxofre e cálcio têm, ainda, uma influência indireta numa série de características externas de qualidade. São os tipos de sarna da batata, ataque de vermes amarelos, podridão húmida e seca assim como tendência para pontos mecânicos de pressão. Além disso, há um outro critério interno de qualidade diretamente influenciável pela fertilização, que é o teor de substâncias minerais. Os tubérculos da batata são também considerados, entre outras coisas, um valioso alimento, pois que podem armazenar naturalmente altos teores de potássio, cálcio, magnésio e fósforo, quando estes lhes são fornecidos especificamente.

 

Mas não se deve esquecer, contudo, que a influência dos nutrientes nas diversas características de qualidade do tubérculo da batata depende também dos efeitos combinados, tanto entre os nutrientes propriamente ditos, como ainda entre fatores bióticos e abióticos. Destes, devem ser, sobretudo, mencionadas as condições meteorológicas e a espécie, que, falando por si, mesmo assim têm absolutamente a maior influência na qualidade da batata.

Mais informações

Detetar os sintomas de carência de nutrientes nas batateiras – com as regras básicas dos sintomas de carência

Cultura da batata

Potássio como nutriente

Vista geral das noticias

Selecione um site