Nutrientes e elementos benéficos

Os nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Se os nutrientes não estiverem disponíveis em quantidades suficientes, ocorrerá nas plantas um sintoma de deficiência específico. Os nutrientes desempenham, no mínimo, uma função nas plantas, a qual foi comprovada cientificamente e que não pode ser substituída por nenhum outro elemento. Se ocorrer a falta de um nutriente, o crescimento será prejudicado e a planta não irá completar seu ciclo de vida. Com base nesses critérios e de acordo com os conhecimentos científicos atuais, existem 14 nutrientes essenciais para as plantas.

Dependendo se os nutrientes estão presentes em grandes ou pequenas quantidades nas plantas, estes são classificados como macro nutrientes (exigência em kg/ha) ou micronutrientes (exigência em g/ha).

Além disso, as plantas absorvem outros elementos que não são considerados essenciais para seu crescimento e desenvolvimento e que não atendem aos três critérios de essencialidade. Esses são classificados como “elementos benéficos”. Estes assumem uma função importante nas plantas na produção, na qualidade ou na tolerância contra estresses. No entanto, tais elementos podem ser substituídos por outros nutrientes. Contudo, estes elementos benéficos desempenham papéis importantes e essenciais nas pessoas e animais que se alimentam das plantas.

 

Macronutrientes

Micronutrientes

Ferro

Manganês

Molibdênio

Cobre

Boro

Zinco

Níquel

Cloro

Elementos benéficos

Sódio

Cobalto

Selênio

Alumínio

Silício

Selecione um site