Sintomas de carência de nutrientes

Deficiência de potássio (K)

A deficiência de potássio começa, primeiro, com cloroses no bordo das folhas e necroses nas pontas das folhas mais velhas. As folhas jovens aparecem delgadas e de cor verde azulada a castanha avermelhada.

A deficiência de potássio faz-se notar posteriormente pela coloração amarela da folha da bandeira. Durante a fase de formação do grão, na extremidade da espiga, há dificuldade de enchimento dos grãos.

Em caso de fertilização deficiente de potássio, aumenta a sensibilidade contra impactos ambientais adversos, podendo chegar-se a um elevado ataque de manchas negras. Dado que o potássio tem efeito na estabilidade do caule, em caso de deficiência de potássio, há um perigo maior de acama. Em solos leves e arenosos, se houver seca, rapidamente aparece "murchidão", uma vez que a deficiência de potássio perturba o equilíbrio hídrico da planta.

Para evitar uma deficiência de potássio, recomenda-se uma fertilização no outono ou na primavera com Korn-Kali®. Com um teor de K2O de 40 %, um teor de MgO de 6 % e um teor de S de 5 %, fica garantido, além do potássio, também o abastecimento com magnésio e enxofre.

Outras informações

Selecione um site