Fertilizantes  ›   Serviço de aconselhamento  ›   Culturas  ›  

Fruta de alta qualidade

Produzir colheitas de alta qualidade

A fertilização influencia os benefícios para a saúde e o valor de mercado das frutas

Potássio para árvores e arbustos altamente produtivos

O magnésio garante alta qualidade

Enxofre – indispensável para a saúde

Não esquecer os micronutrientes

Recomendações de fertilização

 

Produzir colheitas de alta qualidade

A produção moderna de frutas é normalmente conduzida pela necessidade de produzir fruta da mais alta qualidade. Apenas as árvores fornecidas com minerais suficientes podem produzir fruta da mais alta qualidade. Embora a remoção de nutrientes na produção da fruta seja relativamente baixa em comparação com as colheitas agrícolas, o cálculo do fertilizante deve ter em conta o facto de que a acumulação de nutrientes noutros componentes da planta, como na madeira e nas folhas, é relativamente elevado.
 
As recomendações de fertilização na fruticultura são assim determinadas pelos requisitos totais das árvores, e não apenas de acordo com o cálculo da remoção de nutrientes pelo produto final colhido.

 

Nas pomóideas, os requisitos de nutrientes seguintes podem ser utilizados como guia geral (assumindo que existe um nível moderado de fertilização do solo):

 

 
K2O
(kg ha-1)
MgO
(kg ha-1)
Pomóideas (maçãs, peras, etc.)
90-120
20-30
Frutos com caroço
100-140
30-40
Morangos
80-150
20-30
Frutos de baga
60-80
15-25

 

Voltar ao início da página

 

A fertilização influencia os benefícios para a saúde e o valor de mercado das frutas

O cultivo da fruta de alta qualidade tem de satisfazer uma série de normas para compensar e ser rentável. Além dos fatores de qualidade externos, existe um número cada vez maior de fatores internos a considerar, tais como os teores minerais e vitamínicos da fruta, bem como os componentes que diminuem o stress das frutas, como as antocianinas (corantes vegetais).

 

Valor do mercado
propriedades externas de qualidade
Valor para a saúde
propriedades internas de qualidade
Tamanho/peso Teor de açúcares/ácidos
Cor Nutrientes minerais
Forma Vitaminas
Sabor Fibras alimentares
Sem doenças nem pragas Ingredientes bioativos (ex. polifenois)

Voltar ao início da página

 

Potássio para árvores e arbustos altamente produtivos

  • O potássio participa em muitos processos metabólicos da planta, todos eles contribuindo para um elevado rendimento e uma alta qualidade da fruta.
  • O potássio aumenta a eficiência de aproveitamento da água na planta e a assimilação de reservas, contribuindo por isso para uma ótima formação da fruta e para uma colheita rentável.
  • O potássio influencia positivamente os critérios de qualidade, como a acidez da fruta e a pigmentação da casca.

Voltar ao início da página

 

O magnésio garante alta qualidade

Para garantir colheitas de excelente qualidade, deve-se garantir o fornecimento adequado para cobrir as exigências de magnésio nas árvores e nos arbustos.

  • O magnésio não só promove a assimilação, mas também tem um papel importante no transporte de assimilados. Isto aumenta o teor de açúcares e de ácidos das frutas.
  • O magnésio melhora o teor dos aromatizantes naturais, bem como o tamanho e a pigmentação da fruta.
  • A deficiência de magnésio é muito frequente nos pomares e pode aumentar em caso de níveis excessivos de outros catiões no solo, como o cálcio ou o potássio.

Um ensaio de dois anos com maçãs demonstrou que o tratamento com EPSO Microtop melhorou definitivamente as proporções de magnésio e clorofila. O aumento de teor de Mg das frutas resultou numa melhoria da pigmentação da fruta.

Voltar ao início da página

 

Enxofre – indispensável para a saúde

O enxofre tem um papel central no metabolismo das plantas:

  • O enxofre é um fator essencial no desenvolvimento de aminoácidos e, por isso, de proteínas, sendo indispensável para a produção das substâncias para a defesa das plantas, as designadas fitoalexinas.
  • Hoje em dia, é dada grande importância a determinados compostos de enxofre, como a glutação, que é essencial para a resistência da planta contra doenças e pragas.
  • Estudos recentes demonstraram que os compostos de enxofre também atuam para reduzir a suscetibilidade devido aos danos por ozono e calor. 

Voltar ao início da página

 

Não esquecer os micronutrientes

Na pomicultura moderna, os micronutrientes como o boro, zinco e manganês adquirem cada vez maior importância. Muitos solos têm falta destes nutrientes ou então as plantas não conseguem absorver quantidades suficientes. Como estes micronutrientes controlam fases importantes do desenvolvimento das plantas, até uma deficiência temporária pode provocar perdas significativas na qualidade e no rendimento das culturas.

  • O boro é importante para a polinização das flores. Uma deficiência pode originar menor frutificação e fruta deformada.
  • O zinco controla um número de reações enzimáticas. O fornecimento insuficiente pode causar crescimento mirrado dos rebentos e descoloração das folhas.
  • Uma deficiência de manganês aumenta a ocorrência de manchas amargas nas maçãs e diminui a capacidade de armazenamento.

A falta de micronutrientes pode ser retificada rápida e eficazmente, utilizando fertilizantes foliares.

Voltar ao início da página

 

Recomendações de fertilização

Todos os tipos de fruta são muito sensíveis ao cloreto e ao sal. É este o motivo de a fertilização de potássio e magnésio ser aplicada na forma de sulfato, para minimizar os riscos no rendimento e na qualidade.

 

Recomendações para a fertilização do solo

 

Recomendações para a fertilização foliar

  • EPSO Top, EPSO Microtop e EPSO Combitop como solução de 2-5%, num total de 25-50 kg ha-1 (dividida em 2 a 3 tratamentos de 15 kg ha-1; aplicação combinada possível juntamente com pesticidas). Altura: antes da floração até à formação da fruta ou sempre que surjam sintomas de deficiência. Todos os produtos EPSO são também adequados para a fertirrigação.
    EPSO Top®
    EPSO Microtop®
    EPSO Combitop®

Selecione um site