Sobre a K+S KALI  ›  

Cooperação para o desenvolvimento: Partilhar competências

A K+S KALI GmbH está empenhada na cooperação internacional para o desenvolvimento. "Queremos partilhar as nossas competências no que se refere à utilização de fertilizantes e à nutrição vegetal segundo as necessidades das plantas e introduzi-las nas redes internacionais e nas parcerias", explica o professor Dr. Andreas Gansee, diretor do departamento de Investigação Aplicada e Aconselhamento Agrícola da K+S KALI GmbH os motivos deste empenhamento. "Com isto queremos dar o nosso contributo para a segurança do abastecimento alimentar. A agricultura tem um grande potencial no que respeita ao combate à pobreza nos países recentemente industrializados e nos países em vias de desenvolvimento que, desta maneira, poderá ser melhor aproveitado do que até aqui."


Growth for Uganda

 

Growth for UgandaNo âmbito do projeto “Growth for Uganda”, a K+S KALI GmbH e a Sasakawa Africa Association (SAA) aconselham os pequenos agricultores acerca do cultivo das suas culturas. ler mais

Projeto Unnat Krishi na Índia

 

Raps"Unnat Krishi" significa traduzido à letra "melhor agricultura". O parceiro da K+S KALI GmbH no projeto indiano de desenvolvimento das aldeias é o Institute of Rural Research and Development (IRRAD) - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Rural. ler mais

 

Lema de parcerias justas

O empenhamento da K+S KALI GmbH define-se por motivos de responsabilidade ética e solidariedade internacional. O nosso empenhamento deve contribuir para uma melhoria das condições de vida em todo o mundo. No âmbito dos nossos projetos queremos concretizar parcerias justas com um aproveitamento equilibrado para todas as partes envolvidas. Dois pontos essenciais do nosso trabalho para o desenvolvimento são a investigação agrícola centrada no desenvolvimento e a transferência de conhecimentos para a prática agrícola.

 

A K+S KALI GmbH é membro da German Food Partnership (GFP), uma iniciativa de empresas alemãs e internacionais do setor das indústrias agrária e alimentar, associações e fundações, do setor público, assim como de empresas dos países recentemente industrializados e em vias de desenvolvimento. A GFP foi criada em 2012 sob o nome "Deutsche Initiative für Agrarwirtschaft und Ernährung in Schwellen- und Entwicklungsändern" (DIAE) (Iniciativa alemã para economia agrária e alimentação em países recentemente desenvolvidos e em vias de desenvolvimento), mas o seu nome foi posteriormente alterado e é agora apoiada pela "Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH" (Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional) em representação do Ministério Federal Alemão para Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ). Os membros perseguem o objetivo de incentivar e aumentar a produtividade e a capacidade de desempenho na cadeia agrícola de criação de valor nos países recentemente industrializados e em vias de desenvolvimento. Desta maneira, deve ser proporcionado aos camponeses e à população autóctone um melhor acesso aos fatores de produção, mercados e alimentos.

Investigação agrícola centrada no desenvolvimento nas redes internacionais

A investigação da K+S KALI GmbH abrange temas de relevância especial para a estruturação e o desenvolvimento de uma agricultura sustentável nos países em vias de desenvolvimento, que podem contribuir para resolver as questões existentes.

 

Muitos países africanos enfrentam grandes desafios quando se trata de garantir um fornecimento suficiente de produtos alimentares básicos à sua população. A batata é, em todo o mundo, a quarta cultura mais importante, possuindo um valor nutricional altíssimo. Por isso, a questão óbvia é saber que potencial tem a batata para a segurança do abastecimento alimentar em África. Ela encontra-se no cerne da nossa colaboração com a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e com o Centro Internacional de Investigação da Batata (CIP), no Peru. A iniciativa de investigação é apoiada a nível de organização pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ).


À volta do globo, a K+S KALI GmbH juntamente com universidades e afamados institutos de investigação, debruça-se sobre as questões atuais relacionadas com a nutrição das plantas. Descubra no Mapa Mundial exemplos dos nossos Projetos internacionais de investigação.

 

O projeto apoiado também pela K+S KALI GmbH HarvestZinc investiga possibilidades de fertilização para aumentar os teores de zinco nas cerealíferas.

Em grandes partes do mundo, não é só a fome que representa um grande problema, mas também o abastecimento deficiente de certos nutrientes (fome escondida). Que possibilidades existem para combater a subnutrição de zinco na alimentação mediante uma fertilização incisiva dos cereais destinados à alimentação humana, é o que está em estudo no projeto HarvestZinc. Foi desenvolvido no âmbito do projeto HarvestPlus e é co-financiado pela K+S KALI GmbH.

Transferência de conhecimentos para melhorar as condições de vida dos pequenos agricultores

A agricultura nos países recentemente desenvolvidos e em vias de desenvolvimento é dominado, em grandes partes, pelas economias de subsistência. As famílias de agricultores produzem, em primeiro lugar, alimentos para consumo próprio. Somente o que sobra, além disso, é vendido no mercado. Por causa dos processos agrícolas praticados, os rendimentos obtidos ficam, regra geral, a um nível muito baixo. Por isso, mesmo melhorias relativamente pequenas na técnica de cultivo, tais como a utilização de fertilizantes minerais, podem contribuir para um claro aumento dos rendimentos e para uma maior fertilidade dos solos.

 

Partindo deste princípio, a K+S KALI GmbH está empenhada em projetos cujo objetivo é melhorar o know-how dos pequenos agricultores na produção de produtos alimentares. Nesses projetos trabalhamos com organizações parceiras reconhecidas nos respetivos países que conhecem as condições locais e estão ligadas às estruturas existentes. A parceira do nosso projeto em África "Growth for Uganda" é a Sasakawa Africa Association (SAA), que implementa com sucesso, no Uganda, o conceito das Plataformas de Aprendizagem para Agricultores, designado por Farmer Learning Platforms.

 

Transferência de conhecimentos: Participantes num curso de formação de acordo com o conceito inovador da Farmer Learning Platform no âmbito do projeto "Growth for Uganda".

No projeto "Unnat Krishi", na Índia, o nosso parceiro conhecedor do país é o Institute of Rural Research and Development (IRRAD). O Instituto IRRAD é uma iniciativa da Fundação S.M. Sehgal Foundation, que pretende fomentar com o seu trabalho o bem estar nas comunas indianas.

Ajuda para auto-ajuda: Mulheres de um grupo de auto-ajuda informam-se acerca do projeto de desenvolvimento das aldeias "Unnat Krishi".

 

Continuar para a página de apresentação da empresa

Selecione um site